A EVOLUÇÃO ENTRE O ANTIGO E O NOVO ADMINISTRADOR
Administrar é um processo pelo qual se cria, dirige, mantêm ou controla uma organização e envoca ocupação dentro de determinadas áreas funcionais como: marketing, finanças, recursos humanos, produção, logística, etc.
Algumas das decisões administrativas mais importantes e indispensáveis são: planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Com o objetivo principal de obter lucro com o mínimo de dispêndio e tempo.
Apesar de ter o mesmo objetivo e interesses há muitas diferenças entre o administrador antigo e o atual.
O antigo administrador pensava mais em si próprio e nos seus interesses financeiros, criando uma forte hierarquia.
Além de alimentar uma produção homogênea e padronizada que só era aceita pela população da época porque não tinha opções, mas tinham necessidades em obter os produtos fabricados.
Antigamente as produções eram mais regionais, pois não tinham facilidades de transportes por falta da globalização, além de serem mais lentas, pois dependiam mais da mão-de-obra humana do que de máquinas.
Mas aos poucos foram mudando os conceitos e foram surgindo as transformações sociais e intelectuais predominante de época. Cresceu a necessidade de se estudar formas de lidar com todos esses recursos que surgiam.
Essas mudanças passam por uma série de resistências, provocadas pelo modelo institucional de ensino, que limita a iniciativa, a criatividade e o livre arbítrio dentro das empresas. Mudanças tão repentinas que vêm ocorrendo dentro e fora das empresas, considerando-se que o perfil do '' novo administrador" seja um eterno aprendiz, utilizando-se da melhor forma possível, as novas tecnologias de informação.
Hoje o administrador tem que saber lidar com novos desafios como a globalização, descentralização e terceirização para poder se destacar no mercado competitivo, hoje é preciso ter uma visão globalizada para atender a um consumidor exigente, até porque atualmente existem muitas opções no mercado de consumo.
A evolução tecnológica acelerada é outro fator fundamental para a compreensão das mudanças que estão ocorrendo. Há uma necessidade muito grande de saber lidar com a inovação, em todos os aspectos sabendo identificar oportunidades.
Conclusão
Pode se dizer que o antigo administrador não tinha muitas oportunidades e nem processos para se preocupar, por isso se preocupava muito com suas metas e sua hierarquia. Hoje em dia o cenário é muito diferente o novo administrador tem que saber lidar com várias situações diferentes e ao mesmo tempo e tem muitas ferramentas para chegar até seus objetivos. Também tem uma preocupação constante com a concorrência e seus colaboradores.