Para mapear esse universo e guiar quem está buscando profissionais desta área, a Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) pesquisou e desenvolveu um modelo de 12 competências do coach. São elas:
Respeito à diversidade
Entende, aceita e é sensível às diferenças individuais. Trata todas as pessoas igualmente, independentemente do gênero, raça, credo, origem, status ou função.
Visão
Identifica metas de longo prazo e promove a implementação de ideias diferentes ou alternativas.
Integridade
Mantém um alto padrão de justiça e é ético nas palavras e ações do dia a dia.
Planejamento e organização
Trabalha de forma eficaz, de acordo com as necessidades organizacionais, através da definição de metas e previsão das necessidades e prioridades das pessoas.
Comunicação
Claro e eficaz com pessoas dentro e fora da organização.
Inovação
Facilita o encontro de soluções novas e criativas que resultarão em melhor desempenho, melhores resultados, produtividade mais elevada, etc.
Motivando outros
Inspira as pessoas a terem bom desempenho pela transmissão de entusiasmo e paixão por fazer um bom trabalho.
Orientação para resultados
Desafia e leva pessoas, organizações e a si mesmo à conquista (e manutenção) da excelência.
Flexibilidade
Trata problemas, pressões e estresses relacionados ao trabalho de maneira eficaz, profissional e positiva, sempre com foco na solução.
Persuasão de compra
Convence os outros a comprarem um produto ou serviço.
Apoia o desenvolvimento de outros
Fornece feedback para encorajar e inspirar o desenvolvimento das competências relacionadas ao trabalho e crescimento da carreira a longo prazo.
Foco na qualidade
Promove e mantém elevados padrões no trabalho.
“Com essas competências, que podem ser desenvolvidas inclusive após sua formação, o coach está altamente capacitado para realizar qualquer trabalho com pessoas ou organizações”, afirma o presidente da SLAC, Sulivan França.