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Gov.br sai do ar sem aviso, Serpro e Economia alegam ajuste técnico

Embora inicialmente tratado como "instabilidades da plataforma", a posição oficial é de que foram realizados "ajustes técnicos.

A plataforma Gov.br, que reúne os serviços públicos digitais, ficou fora do ar na maior parte da terça, 25/10. Diferentes atendimentos foram afetados, uma vez que os usuários não conseguiam concluir operações que exigissem assinatura digital. Embora o próprio governo tenha tratado inicialmente de "instabilidades da plataforma", a posição oficial é de que foram realizados "ajustes técnicos".

Uma primeira informação de governo só veio à tarde, por meio da Receita Federal, que divulgou nota avisando da suspensão de serviços. “A Receita Federal foi informada pela Secretaria de Governo Digital e pelo Serpro que, devido a instabilidades apresentadas pela plataforma Gov.br, o Portal e-CAC bem como as funcionalidades que utilizam a assinatura Gov.br ficarão indisponíveis até as 20h de hoje”, disse o Fisco.

Mais tarde, a estatal de TI federal divulgou um breve comunicado para dizer que a suspensão dos atendimentos foi mais curta que o inicialmente previsto. “Serpro, responsável técnico do Gov.br, informa que a plataforma teve o funcionamento restabelecido às 17h”.

Finalmente, o Serpro e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia acabaram por divulgar um comunicado conjunto: "O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia informam que o funcionamento da plataforma Gov.br está restabelecido. Os ajustes técnicos foram finalizados pelo Serpro e o login de acesso à plataforma está disponível para todos os serviços do governo federal."

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